Secretaria de Agricultura e Fundecitrus assinam convênio

A secretária Mônika Bergamaschi e o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, formalizaram parceria nos trabalhos de defesa sanitária.

 

A citricultura paulista conta com um importante reforço a partir desta terça-feira, dia 3 de julho. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) assinaram um convênio onde somam as equipes e os trabalhos para atuar na defesa sanitária dos pomares, no controle do cancro cítrico.

 


A parceria se dará em trabalhos de verificação das condições dos pomares de citros, por meio de levantamentos amostrais, além de visitas às propriedades citrícolas e de medidas preventivas voltadas à educação sanitária, com ações de divulgação e conscientização, palestras, cursos e treinamentos. As inspeções serão visuais e executadas por funcionários previamente treinados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária e pelo Fundecitrus, e ocorrerão de forma amostral em talhões. O resultado será apresentado na forma de relatório, contendo índices que deverão considerar a incidência das doenças no parque citrícola e variáveis como regiões, idade e variedades.

 


“Estamos restabelecendo o convênio que reforça o relacionamento sempre bom que tivemos com o Fundecitrus. É uma união de esforços em benefício da citricultura paulista, com transparência”, disse a secretária durante o encontro. Para o diretor presidente do Fundecitrus, Lourival Mônaco, a parceria é fundamental para o setor. “Precisamos achar o caminho para trabalharmos juntos e construirmos uma relação de confiança com o produtor. A defesa fitossanitária deve ser incorporada a todos”, afirmou Monaco.

 

Fonte: Fundecitrus

 


Voltar