Missão Técnica do GCONCI na Espanha - Parte lI

Em continuação à Missão Técnica na citricultura da Espanha, o GCONCI realizou visitas à região de Valencia, onde o Grupo foi recepcionado por Manuel Costa, da WISER.

Uma das importantes visitas foi à empresa Viveiros Alcanar, onde se produz mudas cítricas em ambiente protegido. Na Espanha a produção de mudas cítricas, a menos de 800 metros de distancia de pomares deve ser em ambiente protegido, por causa da doença Tristeza que é transmitida pelo pulgão. Embora exista uma regulamentação quanto à produção em ambiente protegido, não é necessário seu manejo em vasos e bancadas como acontece no Brasil, ou seja, pode-se produzi-las diretamente no solo. Este viveiro é associado à AVASA - Associação dos Viveiristas de Citros, orgão que se dedica à procura e introdução de novas variedades de citros, colaborando com o IVIA - Instituto de Pesquisas Agrícolas de Valencia, para se obter o melhor resultado do material vegetal e assegurar o máximo de controle do mesmo para poder ser repassado aos citricultores com mais segurança.
 
Em seguida o Grupo visitou a ANECOOP - Cooperativa de Produtores, a qual foi constituida a 37 anos atrás com o obejtivo de comercializar citricos na comunicadade europeia. Hoje a cooperativa trabalha também com outras frutas, hortaliças e vinho, totalizando um volume de frutas em torno de 640 mil toneladas. Outra atividade é a busca e a manutenção constante de novas variedades visando oferecer oportunidades de négocios a seus cooperados. Existe uma preocupação para atender as exigencias do mercado consumidor, e para tanto possuem um laboratório particular de análise de resíduos de defensivos. Esta cooperativa é considerada a número um em exportação de frutas para União Europeia. Entre as atividades do Grupo durante a visita foi conhecer a coleção de variedades.
 
A Missão Técnica do GCONCI na citricultura da Espanha vem complementar o conhecimento relacionado ao manejo de frutas frescas do Grupo. Em 1997 o Grupo havia participado de Missão Técnica similar por ocasião do Congresso Internacional de Viveiristas em Montpellier, na França.
 
Nos próximos dias vários representantes do Grupo estarão participando do Congresso Internacional de Citros 2012 em Valencia, inclusive com apresentação de trabalhos científicos. 
 
Os consultores do GCONCI participaram de Missão Técnica em Portugal e Espanha, a qual foi organizada pelos consultores Reinaldo D. Corte e Amauri T. Peratelli.
 
GCONCI na Espanha
 
Tangerina com alta produtividade
 
Pomar protegido por telas

Voltar