Eng. Agr. Antônio Celso Sanches (Maneco)

 

01-Graduação :

Engo. Agro. pela ESALQ, em 7/1973.

Estagiário da Química Analítica; bolsista FAPESP; orientador Dr.Renato Almícare Catani.

 

02-Experiências Profissionais:

73 / 80 – agrônomo da Faz. Sete Lagoas onde desenvolveu trabalhos na área de Irrigação, Nutrição e Custos e Controle.

 

80 / 92 – diretor da Citroeste Agroindustrial S.A. onde implantou pomares de citros em área de cerrados no Centro Oeste.

 

92 / 09 –proprietário da MANECO SOCIEDADE CIVIL LTDA, trabalhando na área de consultoria de citros, dando assistência a grandes grupos na instalação de pomares conduzidos dentro da ótica de citricultura regenerativa, resultante da interação da orgânica com a agroquímica.

 

04- Principais Trabalhos Desenvolvidos:

a-     na área de tratos culturais e conservação de solos com citros : eliminação do uso de pré emergentes; substituição do glifosato, substância que diminui a formação das fitoalexinas, que ajudam na defesa da planta, por combinações menos agressivas de dessecantes com adubos; seleção das plantas não interferentes à cultura cítrica, com as quais possam conviver, melhorando a cobertura morta, a aeração, a retenção de água e a multiplicação e conservação dos inimigos naturais, além de quebra vento.

b-     Na área de irrigação : por estarmos em região tropical com períodos normais de precipitação e seca, não necessitando a cultura cítrica de fertirrigação moldada em outras regiões,trabalhamos no desenvolvimento de uma “AGUAÇÃO” pois necessitamos apenas de complemento hídrico, pequeno e anual, para atenuar e adequar o período de estresse hídrico, na pré florada e um complemento na pós florada, em alguns anos.

c-     Na área nutricional : na interação nutricional da planta cítrica com as pragas e doenças, tornando-as mais resistentes e no uso de “salinizações”foliares com concentrações de adubos para atenuar e controlar a ação de algumas pragas.

 

05- Principais trabalhos Publicados

            a-Adubação de Pomar Cítrico de Grande Porte,1979.Em Nutrição Mineral e Adubação de Citros, boletim Técnico 5. Editado por T.Yamada, Intituto da Potassa & Fosfato (EUA) e Intituto Internacional da Potassa.

            b-Preparo e Instalação de um Pomar de Citros,1991.Em Citricultura Brasileira, editado por O . Rodriguez, F. Viegas, J. Pompeu Jr, A.S.Amaro.2ª. ed,Campinas, SP, Fundação Cargill.

            c- Conservação do Solo em Pomares Cítricos, 1998, Anais do Quinto Seminário Internacional de Citros- Tratos Culturais.Editado por L.C.Donadio e O . Rodriguez, Fundação Cargill

            d- Manejo para Produção Sustentável de Citros, Resultados Práticos,2000. Anais do Simpósio Sobre Fisiologia, Nutrição, Adubação e Manejo para Produção Sustentável de Citros, Editado por T. Yamada e S.R.S.Abdalla(compact disc),Piracicaba,SP, POTAFOS.

 

Membro fundador do GCONCI - Grupo de Consultores em Citros. Membro da Comissão Técnico-Científica do GCONCI.


Voltar