Eng. Agr. Camilo Lázaro Medina



Formação Acadêmica

Graduação pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (1986); Dr. em Fisiologia Vegetal (UNICAMP, 2002) com o trabalho “Fotossíntese e alterações bioquímicas em laranjeiras com CVC e submetidas à deficiência hídrica”; Mestre em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (ESALQ, 1997) com o trabalho tolerância de porta-enxertos à deficiência hídrica; Trabalhos publicados em fisiologia de plantas sob estresse hídrico e com aplicação de reguladores de crescimento vegetal. Pesquisas com fisiologia e bioquímica vegetal junto ao Instituto Agronômico com os Centros de Ecofisiologia e Biofísica e Citricultura Sylvio Moreira do IAC.

Visitas técnicas: Chile, Estados Unidos, Espanha, França, China, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

 

Formação Profissional

  • 1986-1987: Gerente agrícola, grupo ABC, Uberlândia-MG: culturas de soja, milho e cana-de-açúcar.
  • 1987-1989: Engenheiro Agrônomo do Fundecitrus: assistência técnica, cursos e palestras para produtores e engenheiros agrônomos atuando no nordeste e sul de São Paulo (Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul; Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Conchal, Artur Nogueira e Holambra).
  • 1989-1996: Gerente técnico do departamento de frutas da Cooperativa Agropecuária Holambra: consultoria técnica, implantação de programa de qualidade para as frutas destinadas ao mercado interno, indústria e exportação, diversificação de variedades, porta-enxertos e culturas, tratamentos pós-colheita; pesquisa para controle de pragas e doenças junto a EMBRAPA; ESALQ; programa para redução e racionalização no uso de defensivos; capacitação técnica de pragueiros. Responsável pela criação do Grupo de Tangerinas junto ao Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”. Aulas para graduação sobre citricultura no departamento de Agricultura da ESALQ
  • 1990-2003. consultor em citros e em fisiologia vegetal atuando junto à empresas agrícolas e indústrias de insumos.
  • 2002. Colaborador em pesquisas com fisiologia vegetal no Laboratório de Biotecnologia do Centro APTA Citros ‘Sylvio Moreira’.
  • 2003. Coordenador da comissão técnico-científica do GCONCI.

Fundador do GCONCI - Grupo de Consultores em Citros.


Voltar