International Citrus Congress - 2016 - 18 a 23 setembro - Foz do Iguaçu, PR

International Citrus Congress - 2016

 

Só falta um mês para começar o International Citrus Congress (ICC), o maior evento de citricultura do mundo em Foz do Iguaçu!

A semana de 18 a 23 de setembro será intensa com workshops, palestras, sessões plenárias e apresentações sob o tema “Citricultura sustentável: o papel do conhecimento aplicado”.

 

O International Citrus Congress (ICC 2016) é um evento da Sociedade Internacional de Citricultura (SIC). A organização desta edição será feita por duas instituições tradicionais de pesquisas em agricultura, ciência e tecnologia no Brasil: o Instituto Agronômico (IAC), a partir do seu Centro de Citricultura Sylvio Moreira e pelo Instituto do Agronômico do Paraná (IAPAR).

 

Para Dirceu de Mattos Jr, presidente da comissão organizadora do evento e pesquisador do IAC, o fato do Brasil sediar um evento tão importante é uma consequência da evolução do país no mercado de citros:  

 

“Distribuídos de norte a sul do Brasil, laranjas, tangerinas e limas ácidas representam cerca de 50% do total de frutos produzidos no país, ficando em primeiro lugar antes de banana, abacaxi, uva, maçã e outros. Com uma área de 650.000 ha, principalmente no Estado de São Paulo, podemos encontrar diferentes sistemas de produção, o que garante ao Brasil a sua participação no mercado mundial de suco de laranja. Da produção total no Brasil, cerca de 15% vai para o mercado de produtos frescos. Essas são apenas algumas das razões para reunir no Brasil em 2016.”

 

E nesse período a cultura cítrica evoluiu, como destaca o pesquisador do IAPAR e vice presidente da comissão organizadora do evento, Eduardo Firmino Carlos:

 

“Desde 1984, quando o ICC foi realizado na cidade de São Paulo, muita coisas aconteceram. Vivemos a conquista do mercado internacional de suco concentrado congelado, graças à eficiência do setor produtivo e à sustentação do mesmo em função do conhecimento científico. Em 2016, os desafios são diferentes, mas o princípio que nos guia é o mesmo. E qual a nossa contribuição para isso dessa vez? Será o tema do congresso: ter uma citricultura sustentável em todos os sentidos, usando o conhecimento científico aplicado!”

 

Entre os assuntos que serão discutidos pelos palestrantes estão:

  • o Mercado Mundial de Sucos Cítricos;
  • a gestão da água na Citricultura;
  • a pesquisa e melhoramento genético;
  • os avanços na nutrição do solo;
  • o controle de pragas de forma sustentável;
  • as estratégias de transgênicos para controlar o Huanglongbing (HLB)

 

O Congresso tem grande importância para o mercado mundial de citros, com participantes do mundo todo. São 1.500 participantes de mais de 20 países.

 

Ademerval Garcia, da comissão de honra do ICC 2016, vê na programação do Congresso muitas oportunidades para os participantes:

 

“Parece-me tudo muitíssimo bem. Mas a boa novidade são os vários workshops, como oportunidade para troca de informações e experiências e discussões aprofundadas sobre tópicos específicos de interesse dos vários públicos presentes. O tema principal, da Inovação, é muito oportuno porque a importância de fatores exógenos, como ambiente e sustentabilidade estão a exigir novos conhecimentos e nova postura da atividade.”

 

 

 

International Citrus Congress -  ICC 2016

18 a 23 de setembro

Mabu Thermas & Resort

Foz do Iguaçu - Brasil

site: www.icc2016.com

 

F&B Eventos

(43) 3025-5223

Londrina, PR, Brazil

email para contato: icc2016@fbeventos.com

 

 

Seja bem vindo e esteja conosco em Setembro!


Voltar