A Laranja e a Mulher

Pesquisadores norte-americanos sugerem que a dose diária recomendada de vitamina C para mulheres jovens e saudáveis deveria passar de 75 mg para 90 mg. 
 
A recomendação de 75 mg, divulgada pela "Food and Nutrition Board" dos Estados Unidos, em abril de 2000, teve como base resultados de estudos realizados com homens. Agora, com dados disponíveis sobre mulheres, a dose mais adequada é 90 mg, informou a equipe de Mark Levine, do National Institutes of Health, em Bethesda (Maryland).
 
Os pesquisadores avaliaram os níveis de vitamina C em amostras sangüíneas de 15 mulheres saudáveis que se dispuseram a viver seis meses em um hospital. O grupo teve um controle cuidadoso para que a dieta não contivesse a vitamina. As participantes do estudo receberam suplementos cuja dose diária variou de 30 mg a 2.500 mg.
 
Comparando os níveis sangüíneos de vitamina C aos critérios de ingestão ideal, os pesquisadores chegaram à recomendação de 90 mg. "Uma dose diária de 90 mg pode ser obtida facilmente com o consumo de cinco porções variadas de frutas frescas e vegetais. Essa quantidade de frutas e vegetais oferece benefícios para saúde", acrescentou Levine. As fontes de vitamina C incluem frutas cítricas como as laranjas, batatas, brócolis e verduras.
 
Os resultados podem indicar que a recomendação atual de 90 mg diárias para homens também pode ser muito baixa, informou artigo publicado na edição de 14 de agosto do Proceedings of the National Academy of Sciences. Por exemplo, os fumantes são mais propensos a um processo biológico que danifica as células e provoca a perda de vitamina C e podem precisar de uma dose diária adicional de 35 mg.
 

Site: Laranja Brasil - http://www.laranjabrasil.com.br  


Voltar